1º Encontro de Departamentos da Cardiologia

Normas para submissão de Temas Livres


A Primeira edição do Encontro dos Departamentos contará com a submissão de Temas Livres. Trata-se de uma grande oportunidade de mostrar à comunidade científica cardiológica o que tem sido produzido na área e discutir esses achados com outros especialistas. Participe!

SUBMISSÃO

Etapas 1 a 5

De 15 de novembro a 22 de janeiro de 2024

ANÁLISE DOS TRABALHOS

pela Comissão Julgadora de Temas Livres (CJTL)

RESULTADOS

Divulgação / modalidade de Apresentação

Fevereiro/24

PÔSTER

Confirmação de apresentação e envio

Março/2024

IMPORTANTE: Não é obrigatório realizar a inscrição no Congresso para submeter o trabalho.

Apresentadores de trabalhos aprovados devem, obrigatoriamente, estar inscritos.

SUBMISSÃO

Para submeter seu trabalho, não é necessário realizar a inscrição no evento, no entanto, se aprovado, o autor do trabalho deverá estar inscrito para apresentação.

O preenchimento e envio serão feitos exclusivamente por meio eletrônico: clique aqui

Siga as instruções descritas na tela, clicando nos locais indicados.

As páginas apresentadas demonstrarão, de forma sequencial, a formatação requisitada pelo Congresso.

É necessário clicar em SUBMETER, dentro do período de submissão, para que o trabalho seja avaliado.

A seguir, descritivo deste processo.

ETAPA 1 - CADASTRO E TIPO DE TRABALHO

Cadastro

Realize o cadastro completo com o nome, e-mail, CPF, telefone, data de nascimento e outros.

Toda a comunicação será realizada por meio do e-mail e telefones cadastrados.

Tipo do trabalho

Serão disponibilizados dois tipos para a escolha daquele que melhor representa o trabalho:

  1. Relato de Caso
  2. Não Relato de Caso

ETAPA 2 - DADOS DO TRABALHO

Área

Selecione a que melhor se identifica ao conteúdo do trabalho:

  • Anticoagulação
  • Aterosclerose/ Fatores de Risco Cardiovasculares/ Prevenção Cardiovascular
  • Arritmias Cardíacas/ Eletrofisiologia/ Eletrocardiografia
  • Avaliação Perioperatória
  • Cardiogeriatria e Envelhecimento Cardiovascular Saudável
  • Cardiologia do Esporte, Exercício, Ergometria e Reabilitação Cardiovascular
  • Cardio-Oncologia
  • Cardiointensivismo / Emergências Cardiovasculares
  • Cardiologia Intervencionista
  • Cardiologia da Mulher
  • Cardiologia Congênita e Pediátrica
  • Cirurgia Cardiovascular
  • Covid-19 e Sistema Cardiovascular
  • Dislipidemia
  • Doença Coronária Aguda e Crônica/Trombólise
  • Doenças Cardiovasculares Negligenciadas
  • Epidemiologia e Políticas de Saúde/ Saúde Global
  • Espiritualidade e Medicina Cardiovascular
  • Farmacologia Cardiovascular
  • Fisiologia Cardiorespiratória/Ciência Básica
  • Hipertensão/Desnervação Renal
  • Imagem Cardiovascular
  • Insuficiência Cardíaca/ Cardiomiopatia/ Transplante
  • Pericárdio/ Endocárdio/ Valvopatias
  • Saúde Digital / Inovação
  • Enfermagem
  • Nutrição
  • Educação Física
  • Fisioterapia
  • Psicologia
  • Apresentações Patrocinadas / Indústria Farmacêutica

ATENÇÃO: Não é permitido submeter o mesmo resumo a mais de uma categoria, sob penalização de desclassificação;

Os trabalhos da Indústria Farmacêutica não concorrerão a prêmios e deverão, obrigatoriamente, informar no cabeçalho do pôster, de forma visível, que se trata de um trabalho patrocinado, contendo o nome/logo da empresa envolvida.

Categoria

Escolha aquela que melhor o representa:

  • Pesquisador: destinado a todos os pesquisadores médicos ou não médicos e que não se enquadrem nas outras duas modalidades.
  • Jovem Pesquisador: destinado a todos os pesquisadores médicos ou não médicos com até 35 (trinta e cinco) anos de idade na data da submissão e/ou a todos os que cursam residência/pós-graduação e que não se enquadrem nas outras duas modalidades.
  • Iniciação Científica: destinado a todos os alunos de graduação em medicina ou áreas correlatas, no ano vigente e que não se enquadrem nas outras duas modalidades.

Importante: Para residentes, pós-graduandos e alunos de graduação, é necessário anexar o documento comprobatório (será aceita apenas a declaração do curso expedida pela instituição no ano vigente).

ATENÇÃO: Informamos que os trabalhos não poderão ser enviados para mais de uma modalidade de Temas Livres. Caso isso ocorra, implicará na desclassificação do mesmo em todas as modalidades inseridas.

ETAPA 3 - DADOS DE AUTORIA

Autores

O número máximo de autores permitido será de até 12 (doze) para os Temas Livres convencionais e de até 05 (cinco) para os Relatos de Casos.

Instituição

Inscrever até 12 instituições participantes do trabalho.

ATENÇÃO: Nome do apresentador

Inserir nome de quem apresentará o trabalho durante o Congresso. O Tema Livre aprovado deverá ser apresentado preferencialmente pelo primeiro autor do trabalho, mas poderá ser apresentado por um coautor, contanto que este também atenda aos requisitos da respectiva categoria.

ETAPA 4 - DADOS DO RESUMO

Título

O limite de caracteres para o título principal do trabalho é 250.

Texto (Resumo)

Neste espaço, deve ser incluído o resumo do seu trabalho. Mais detalhes no slide: Recomendações.

Palavras-chave

Descreva até 03 palavras-chave que definam o seu trabalho.

Figuras

Caso o trabalho possua figuras/gráficos/tabelas, escolha o layout de apresentação do resumo e anexe a imagem para continuar a submissão (máximo: 800px & mínimo: 500px).

ATENÇÃO: Os textos inseridos são salvos conforme preenchimento das etapas. O autor poderá realizar modificações até a data limite estipulada no formato rascunho.  Após esta data, não será permitida nenhuma outra alteração.

Trabalhos que não forem submetidos até a data limite não serão considerados

RECOMENDAÇÕES

Para a inclusão do conteúdo, seguir atentamente as regras aqui descritas, o descumprimento pode levar à desclassificação:

Estrutura recomendada para não relatos de caso

introdução e/ou fundamentos, objetivo(s), métodos, resultados e conclusões.

Estrutura recomendada para relatos de caso

introdução, descrição do caso e conclusões.

O sistema disponibiliza 1.000 a 2.500 caracteres incluindo neste espaço o texto do resumo e o upload de tabela ou figura em formato JPEG que deve ser anexada à parte.

É possível realizar o processo de cópia de outro programa (geralmente WORD), inserindo diretamente nos espaços destinados ao Tema Livre e figuras/tabelas, na página eletrônica específica. Os ajustes serão automáticos. Todo conteúdo que exceder o limite estabelecido será desconsiderado pelo sistema. Siga as instruções disponíveis no local dedicado a esta ação.

ATENÇÃO: Por ser uma avaliação cega, os nomes dos autores, instituição(ões), referências bibliográficas e nomes comerciais de drogas não deverão ser mencionados no corpo do texto.

Serão aceitas até 05 (cinco) abreviaturas diferentes em cada tema, destacadas entre parênteses, após a palavra completa.

Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Trabalhos não originais, como revisões narrativas e revisões da literatura não sistemáticas não serão aceitos para apresentação. Revisões Sistemáticas / metanálises podem ser submetidas. Neste caso, é necessário incluir na descrição a metodologia utilizada. Serão aceitos trabalhos com metodologia PRISMA ou QUOROM.

Trabalhos com resultados e conclusões como “os resultados serão apresentados e discutidos...” também não serão aceitos para apresentação.

Solicitamos evitar usar fotos de pacientes e não ter nenhuma identificação dos mesmos.

Serão aceitos trabalhos submetidos nas línguas portuguesa ou inglesa.

Referências:

  • Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ 2021;372:n71. doi: 10.1136/bmj.n71.
  • Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, et al. Updating guidance for reporting systematic reviews: development of the PRISMA 2020 statement. Journal of Clinical Epidemiology 2021;134:103-112. doi:10.1016/j.jclinepi.2021.02.003.
  • Moher D, Liberati A, Altman D, Tetzlaff J. The QUOROM Statement: revised recommendations for improving the quality of reports of systematic reviews. In: Come to the craic. Abstracts of the 14th Cochrane Colloquium; 2006 23-26 Oct; Dublin, UK. 2006.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA COM DICAS PARA A REALIZAÇÃO DOS RESUMOS:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=QllgFuqgsdE
  2. https://www.youtube.com/watch?v=_AFhMWoKVs8

PERGUNTAS FREQUENTES

- Relato de caso: é necessário ter passado pelo comité de ética?

As pesquisas devem seguir as regulamentações brasileiras, portanto o ideal é ter o trabalho registrado no comitê de ética.

- Iniciação científica, para quem é destinado?

Para todos os alunos de graduação em medicina ou áreas correlatas, no ano vigente e que não se enquadrem nas outras duas modalidades.

Observação: O trabalho/estudante não precisa estar vinculado a alguma bolsa de iniciação científica

ATENÇÃO:

  • Verifique se realizou todas as etapas e se as informações estão completas antes de finalizar o processo de submissão.
  • Favor analisar atentamente as informações, títulos e nomes de autores e coautores antes do envio. Não será possível a modificação posterior, sendo estes os nomes que serão descritos no certificado.
  • Os Temas Livres que não forem enviados e/ou estiverem em modo rascunho não serão submetidos ao julgamento;
  • Através do e-mail cadastrado no sistema de submissão, será enviado um protocolo para cada trabalho submetido e um resumo do cadastro individual com os dados do primeiro autor, além dos nomes e instituições dos coautores;
  • Trabalhos duplicados ou incompletos devido à desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico, bem como pesquisas já publicadas ou apresentadas em outros eventos, poderão ser desclassificados.

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os Temas Livres serão avaliados pela CNJTL (Comissão Nacional Julgadora de Temas Livres). Cada trabalho será avaliado por 03 julgadores distintos, de maneira cega. A menor das três notas será desconsiderada. A avaliação será baseada na média aritmética das duas notas restantes. O número de trabalhos aprovados para apresentação dependerá de uma série de fatores, como: total de temas enviados e qualidade dos mesmos, disponibilidade de tempo e espaço no congresso.

Os 05 Temas Livres que obtiverem a maior média aritmética neste processo de seleção inicial, em cada modalidade serão convidados para participar do processo de Premiação Oral.

Em caso de empate os trabalhos serão encaminhados para um novo grupo de 03 julgadores, que também dará suas notas e a média aritmética das duas avaliações será o critério de desempate.

As Comissões Julgadoras presenciais dos finalistas serão compostas por 03 julgadores que selecionarão os vencedores a partir da maior nota obtida após a apresentação oral/pôster, sem mais considerar as notas de julgamentos anteriores.

A média final de cada tema não será informada aos autores. A Comissão se reserva o direito de solucionar eventuais controvérsias surgidas no processo de julgamento.

A deliberação da comissão julgadora não permitirá recursos. As médias finais dos concorrentes à premiação de “Melhores Temas Livres” não serão divulgadas.

Os contemplados receberão a informação ao longo do congresso. O local, data e forma da entrega dos prêmios serão publicadas no site posteriormente.

PRÊMIOS

Oral

Primeiro Lugar - Ao primeiro autor: Inscrição para o 79º CBC + Curso EAD da Universidade do Coração (*) + Gravação do VIDEOCAST sobre a pesquisa

Segundo Lugar -  Ao primeiro autor: Inscrição para o 79º CBC + Curso EAD da Universidade do Coração (*)

Terceiro Lugar - Ao primeiro autor: Inscrição para o 79º CBC

(*) Curso EAD da Universidade do Coração

  1. Não serão considerados os cursos TECA 360 Módulo Digital, pós-graduação e curso CAPTEC;
  2. A solicitação do curso deve ser realizada para o e-mail :universidadesbc@cardiol.br com prazo de escolha do curso de 30 dias corridos. Caso o autor não responda neste prazo, perderá a premiação (inscrição no curso);
  3. O prazo para habilitação da inscrição e acesso ao curso na plataforma será de 15 dias úteis após a escolha do curso

APRESENTAÇÃO

O Tema Livre aprovado deverá ser apresentado, preferencialmente, pelo primeiro autor do trabalho. Em caso de eventualidades, poderá ser apresentado por um coautor, contanto que este também atenda aos requisitos da respectiva modalidade.

Observação:

Para as categorias: Iniciação Científica e Jovem Pesquisador, é obrigatório o envio de documento comprobatório.

O apresentador obrigatoriamente deverá estar inscrito no Congresso e seu nome deverá ser confirmado no momento da confirmação da apresentação do trabalho.

Apresentação Oral – Melhores Temas Livres

Serão destinados 12 minutos, sendo 10 minutos para a exposição do autor e os últimos 2 minutos para perguntas e respostas da plateia e debatedores.

Apresentação de pôster

Os Relatos de Caso serão apresentados no formato pôster - os cinco melhores pontuados poderão ser convidados a divulgar seu relato de caso no APP oficial da SBC: Cardio Mobile para divulgação e interação com a comunidade médica.

Os demais trabalhos aprovados serão apresentados no formato pôster.

Os pôsteres serão disponibilizados para visitação durante o período do evento. É obrigatória a presença do apresentador no dia do evento*.

*Haverá a análise obrigatória, ao vivo, da apresentação dos trabalhos com os debatedores durante os intervalos do evento nos respectivos horários de cada modalidade/categoria. Os horários serão divulgados posteriormente.

Detalhes sobre os horários, duração e formato das apresentações (oral/pôster) dos trabalhos concorrentes à premiação estarão disponíveis oportunamente no site do congresso:https://www.portal.cardiol.br/encontrodepartamentos

ATENÇÃO:  Aqueles que confirmarem sua participação, porém não enviarem o material e não apresentarem o tema livre, sem justificativa prévia, serão impedidos de participar da apresentação de trabalhos pelos próximos 3 anos.

PUBLICAÇÃO E CERTIFICADOS

Publicação

Os resumos de todos os trabalhos aprovados serão publicados em suplemento eletrônico da revista International Journal Of Cardiovascular Science (IJCS).

O autor de cada trabalho vencedor poderá submeter o artigo original em fast-track, para a publicação na IJCS

Certificados

Os certificados só serão disponibilizados para aqueles que apresentarem o trabalho no congresso. Os certificados dos trabalhos apresentados poderão ser retirados através do site do evento, após 30 de abril de 2024.